O convite foi aberto a toda a população: “A Câmara Municipal de São Roque do Pico convida a população para a homenagem ao Comendador Cristiano da Rosa e esposa, Sra. Evelina da Rosa. A sessão decorrerá no Salão Nobre da Câmara Municipal, no sábado, dia 18 de agosto, pelas 21h00.” (fim de citação)
A saudação explicativa esteve a cargo do presidente da edilidade, Luis filipe Silva que depois de referir a deliberação municipal unanime de 9 de julho último, que determinou esta homenagem, descreveu de forma simples a atividade humanitária e filantrópica deste benemérito casal picoense.
Sua filha Evelyn DaRosa Feliciano agradeceu em nome de toda a família dos homenageados e deixou uma mensagem significativa da educação recebida de seus pais: “(…) Apesar dos meus pais terem criados os seus filhos nos Estados Unidos, eles nunca se esqueceram de incutir em nós, de que para além de sermos Americanos, em primeiro lugar eramos Portugueses. Eles educaram-nos de modo a termos orgulho na nossa ancestralidade, na nossa cultura e nas nossas raízes. Eles ensinaram os seus filhos a ajudar as comunidades em que estão inseridos, bem como todas as pessoas menos afortunadas. Estes ensinamentos são algo que eu ficarei para sempre grata e os quais hoje tento transmitir aos meus filhos e também à minha neta (…)”.
|
Cristiano Garcia DaRosa já havia sido agraciado em 9 de junho de 1997 com a comenda da Ordem do Mérito – Mérito Industrial, pelo Presidente da Republica Dr. Jorge Sampaio, sendo a proposta entregue no Gabinete do Ministro da República, Dr. Mário Pinto, em Março desse mesmo ano. Para tal dei então o meu modesto contributo e talvez por isso, por impossibilidade de conseguir estar presente no dia 10 de Junho, no solar da Madre de Deus em Angra, foi-me concedida a honra de receber em nome de Cristiano Garcia DaRosa a sua comenda. Honra que jamais esquecerei. Depois em Intervenção que proferi na tribuna da Assembleia Legislativa dos Açores, na Horta, Terça-Feira, 17 de Junho de 1997, entre outros assuntos focados terminava dizendo: “Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados: Seja-me permitida uma saudação efusiva aos ilustres açorianos que, no passado dia 10 de Junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades - mereceram a honra de terem sido agraciados, com diversas distinções honoríficas, em cerimónia que decorreu no Solar da Madre de Deus, presidida pelo Sr. Ministro da República, em representação de S. Exa. o Sr. Presidente da República. Referimos nomeadamente os meus conterrâneos picoenses Sr. Francisco Joaquim Machado, Sr. Capitão Cristiano Garcia da Rosa, bem como os restantes condecorados (…). É, com certeza, para todos eles, uma justa e merecida homenagem que engrandece quem a concedeu e enobrece, sobremaneira, os distintos agraciados e com a qual, julgo que todos nós, nos regozijamos.” (fim de citação)
Ao longo dos últimos trinta anos, por motivos familiares acompanhei de perto a vida deste casal Evelina e Cristiano DaRosa, principalmente no que concerne aos seus períodos de férias na nossa ilha. Desde as ajudas financeiras significativas em todas as festas religiosas em que participam como devotos é de salientar o apoio à construção do anexo e remodelação da cozinha do Salão de São Roque e oferta de madeira para mesas e bancos à Irmandade do Espírito Santo de São Roque; apoio à remodelação da cozinha do Salão de S. Miguel Arcanjo. Vultuosa contribuição no restauro da Igreja de Santo Amaro e da Matriz de São Roque. Ofertas significativas às Filarmónicas do município e daí o título de sócio benemérito da Filarmónica União Artista de S. Roque e a tantas outras instituições de índole desportiva como o Vitoria Futebol Clube de que é sócio honorário desde 1982 e outras de carater social e religioso.
|
Há anos foi também distinguido pela Freguesia de Santo Amaro (Junta e Assembleia de Freguesia) como cidadão de mérito.
Tardava esta homenagem do Município, mas como antes tarde que nunca, foi-lhes feita justiça.
Um abraço respeitoso e muito amigo ao distinto casal Evelina e Cristiano DaRosa e a toda a familia.
Voltar para Crónicas e Artigos |